Procon-AM fiscaliza postos de combustíveis após gasolina chegar a mais de R$ 7, em Manaus

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) iniciou nesta quinta-feira (10/03), uma programação de fiscalizações por conta da nova alta dos valores dos combustíveis no Estado. Nos primeiros postos visitados pelos fiscais, foi constatada a venda de gasolina por até R$ 7,49.

 

As ações em postos de combustíveis já fazem parte da rotina do órgão. No entanto, elas devem ser intensificadas com mais essa alta no valor, que tem provocado reações por parte de consumidores.

 

O diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe, lembra que o Procon-AM não tem atribuição constitucional para determinar preços de quaisquer produtos ou serviços. No entanto, ações como a iniciada nesta quinta-feira têm caráter educativo e, também, resultam na coleta de informações, para que os órgãos de defesa do consumidor possam verificar se a alta do valor condiz ou não com a atual realidade do mercado.

 

“O aumento desta quinta é resultado de reajuste da Petrobras, dentro da política de preço da estatal. Nos últimos 30 dias, vimos um salto no valor do barril do petróleo, que foi de 91,41 dólares para $109,57, com pico de $139,1. Lembremos também que o atual cenário, com a invasão na Ucrânia, afeta diretamente essa cadeia, já que a Rússia é a terceira maior produtora de petróleo no mundo”, apontou o diretor-presidente do órgão.

 

As fiscalizações seguirão nos próximos dias. Os postos que tiverem reajuste de preço deverão entregar ao Procon-AM informações detalhadas sobre os valores de compra e venda, nos últimos três meses, dados que serão analisados.