A Instituição
O Instituto de Defesa do Consumidor PROCON-AM, criado pela Lei delegada nº 125, de 01 de novembro de 2019.
MISSÃO
Desenvolver para o Estado políticas públicas destinadas a proteger e educar para o consumo consciente, harmonizando as relações por meio de orientação permanente a consumidores e fornecedores, com excelência no atendimento.
- A assistência ao Governo do Estado na formulação da política do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor;
- O recebimento, a análise, a avaliação, o encaminhamento de consultas, denúncias e sugestões apresentadas por consumidores, entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado;
- A orientação permanente dos consumidores sobre seus direitos e garantias;
- A fiscalização das denúncias efetuadas, encaminhando à assistência judiciária e ao Ministério Público as situações não resolvidas administrativamente;
- O incentivo e apoio à criação e organização de órgãos e associações comunitárias de defesa do consumidor, bem como o apoio às já existentes;
- O desenvolvimento de palestras, campanhas, feiras, debates e outras atividades correlatas;
- A oferta aos consumidores de mecanismos que possibilitem informar os menores preços dos produtos básicos;
- A manutenção de cadastro atualizado de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, divulgando-os pública e anualmente, e o registro das soluções;
- A expedição de notificações aos fornecedores para prestarem informações sobre reclamações apresentadas pelos consumidores;
- A aplicação das sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor;
- O funcionamento, no processo administrativo, como instância de julgamento;
- A solicitação de concurso de órgãos e entidades de notória especialização técnica para a consecução dos seus objetivos;
VISÃO
Ser referência na implantação de soluções dinâmicas e inovadoras, aptas a dirimir conflitos de consumo, por meio de atendimento integrado e humanizado.
VALORES E PRINCÍPIOS
• Ética: observância aos princípios morais e legais;
• Transparência: garantir pleno acesso às informações institucionais;
• Comprometimento: atuar com dedicação, entusiasmo e respeito
• Integração: trabalhar em rede e de forma cooperativa
• Resolutividade: solucionar as demandas com agilidade