Procon-AM alerta sobre fraudes em pensões e aposentadorias

Procon-AM alerta sobre fraudes em pensões e aposentadorias

Na maioria dos casos, empréstimos são realizados sem a autorização do segurado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), orienta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que não caiam em golpes bancários, em especial cartões e empréstimos consignados. De acordo com o órgão, é cada vez maior o número de pessoas que são vítimas de fraudes e, na maioria dos casos, os empréstimos são realizados sem a autorização do segurado.

O diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, explica que os golpistas conseguem os dados dos segurados do INSS e utilizam as informações para contratar empréstimos consignados, sem autorização da vítima, e o dinheiro do empréstimo vai direto para a quadrilha.

“A dica importante para evitar esse tipo de situação é verificar o demonstrativo de pagamento. Lá é possível ter acesso a tudo que é descontado da conta. Então, caso seja identificado algum erro ou cobrança indevida, compareça na sede do Procon-AM e registre sua denúncia. Outra dica é abrir o aplicativo ‘Meu INSS’ e registrar o bloqueio do benefício para o empréstimo consignado, evitando que o mesmo seja realizado em sua conta”, explicou Fraxe.

O Procon-AM também alerta que o INSS não entra em contato com os aposentados e pensionistas solicitando dados, senhas ou oferecendo empréstimos e que não é preciso fornecer as informações a terceiros via WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas.

No aplicativo ou site Meu INSS há uma opção para que o beneficiário bloqueie a contratação de empréstimos consignados, para realizar o bloqueio é só seguir o passo a passo:

– Acessar o Meu INSS (pelo site https://meu.inss.gov.br ou aplicativo)

– Fazer login com CPF e senha

– Na tela inicial, clicar em “Ver mais”, embaixo do menu “Outros serviços”

– Selecionar a opção “Empréstimo (bloqueio/desbloqueio)”

– Clicar em “Avançar” e, na tela seguinte, novamente em “Avançar”

– Informar seus dados pessoais e previdenciários

– Na opção 2 (onde se lê “Marque a seguir a opção que deseja”), clicar em “Bloqueio para empréstimo”

– Ao término do processo, ir em “Avançar”

O Procon-AM pede que às pessoas que procurem formalizar suas denúncias ao órgão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na av. André Araújo, 1.500 – Aleixo, ou via telefone 0800 092 1512/ 3215 4009. Ou, ainda, pelo site www.procon.am.gov.br ou e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br

FOTOS: João Pedro/Procon-AM