Procon-AM revela o ranking das 10 empresas com mais reclamações em 2025

Órgão de defesa do consumidor aponta agências de água, energia, bancos e operadoras de telefonia entre os líderes de reclamações

Com o intuito de dar transparência à quantidade de reclamações, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), divulgou, nesta segunda-feira (05/05), um ranking das empresas que mais tiveram reclamações e registradas no órgão no período de janeiro a abril de 2025, conforme o Art. 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), na Lei 8.078/90.

Entre os setores mais indicados pelos consumidores estão as concessionárias de água e energia elétrica, agências bancárias, operadoras de telefonia e redes de supermercados. As principais reclamações envolvem cobranças indevidas, falhas na prestação de serviço, dificuldade de cancelamento e mau atendimento.

De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o objetivo do ranking é estimular melhorias por parte das empresas.

“Essa divulgação de dados demonstra nosso compromisso contínuo com a transparência e com a defesa dos direitos dos consumidores amazonenses”, destacou.

Confira as empresas mais reclamadas de 2025:

EMPRESAS QUANTIDADE
ÁGUAS DE MANAUS 791
AMAZONAS ENERGIA 350
BRADESCO 238
BEMOL 175
CLARO 172
OI 159
VIVO 156
ITAÚ 117
CAIXA 101
CARREFOUR 95

FOTOS: João Pedro Sales/Procon-AM.

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Procon-AM: Jessika Caldas (92) 98532-0921.