Procon-AM alerta população sobre falsos anúncios de lojas na internet
Procon-AM alerta população sobre falsos anúncios de lojas na internet
O órgão tem recebido diversas reclamações e denuncias
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), alerta a população amazonense sobre falsas propagandas de lojas na internet. Além de dar dicas para você consumidor não passar por problemas após efetuar suas compras on-line.
Com a correria do dia a dia, mais pessoas buscam o comercio eletrônico no Amazonas. Os consumidores buscam a praticidade da compra sem sair de casa, além das tentadoras ofertas com preços muito baixos do que nas lojas físicas, em especial nas lojas fora do estado.
Segundo o Procon-AM, houve um aumento nos casos de golpes nas compras online, por conta de empresas falsas que criam perfis e sites para vendas de produtos que não existem. Os dados registraram um crescimento no período de Carnaval. Por isso, o órgão pede para que o consumidor tenha atenção redobrada quando o pagamento for realizado por meio de PIX ou se a conta de destino está em nome diferente do local onde está comprando, pois há muitas falsas propagandas principalmente em nome de lojas populares.
“Temos recebido diversas reclamações e consultas de consumidores que realizaram compras utilizando links de anúncios nas redes sociais e acabaram no prejuízo. Ao navegar pelas redes sociais somos impactados pelos mais variados anúncios, em geral relacionados aos nossos interesses e por isso é importante tomar cuidado”, afirma Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.
A grande maioria desses anúncios que aparecem todos os dias ao acessar as redes sociais, principalmente as ofertas muito vantajosas, tratam-se de fraude. E que com frequência o golpe é feito utilizando nomes e logotipos idênticos ou muito semelhantes a grandes marcas e depois de realizado o pagamento normalmente e boleto, PIX ou débito é muito difícil identificar os responsáveis e recuperar o dinheiro.
“Pedimos para que os consumidores pesquisem o histórico das reclamações de outras pessoas pela internet e desconfiar de ofertas miraculosas”, afirma Fraxe.
A principal queixa contra esses sites é a não entrega do produto no prazo. O Procon-AM também alerta que o site deve ter política de privacidade, pois o consumidor está colocando ali seus dados pessoais, bancários, do cartão de crédito e deve ser um ambiente seguro. “Se é uma página que não tem identificação, não tem canais de contato, desconfie e não compre”, aconselha a diretora técnica do Procon-AM, Sasha Suano Veiga.
Quanto à Publicidade enganosa, o Procon-AM recomenda que o consumidor não deve deixar de denunciar junto aos órgãos de defesa do consumidor, fazer boletim de ocorrência e, se comprou com cartão informar à operadora e buscar cancelar a compra:
Na maioria dos casos a prevenção é a melhor alternativa, por isso é bom ficar de olhos nessas dicas:
– Preços
Desconfie de ofertas vantajosas demais, com preços muito abaixo dos praticados no mercado.
– Dados obrigatórios
Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Cheque se essas informações estão corretas e teste os canais de comunicação da loja antes da compra.
– Endereço
Confirme se as páginas que exigem dados pessoais para a compra iniciam por https:// e se o cadeado está ativado (ícone amarelo numa extremidade da página).
– Referências
Prefira fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares. Se não conhecer a empresa ou não tiver referências boas do site, não compre.
– Pagamento
Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.
– Privacidade
Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.
– Documentos
Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.), inclusive e-mails de confirmação.
Crime: Em caso de estelionato, registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima da sua residência ou na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon).
Denúncias no Procon-AM
Aberto de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h
Avenida André Araújo, 1500 – Aleixo.
Telefones: (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 ou por e-mail – fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br .
FOTO– João Pedro Procon/AM