Procon-AM intensifica fiscalização para garantir transparência na Black Friday

Procon-AM intensifica fiscalização para garantir transparência na Black Friday

As ações iniciaram em 1º de novembro e se estendem até esta sexta-feira (24/11), concentrando-se no comércio de produtos consolidados

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) reforçou suas ações de fiscalização nesta semana, priorizando a transparência nas promoções relacionadas à Black Friday. Desde o primeiro dia de novembro, a equipe do Procon-AM tem realizado visitas a estabelecimentos físicos e virtuais, com um foco específico no comércio de bens consolidados.

As atividades de fiscalização abrangeram shoppings, áreas comerciais no centro da capital e, hoje, estendem-se a um shopping na zona Norte de Manaus. O propósito dessas inspeções é não apenas orientar os consumidores, mas também assegurar o cumprimento das promoções, prazos e ofertas anunciadas.

Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, enfatizou a importância dessas ações: “Estamos presentes desde o início do mês no comércio, orientando e fiscalizando placas, anúncios, vitrines e etiquetas para que o consumidor não seja enganado na compra física. Pedimos aos consumidores que realizaram compras virtuais que fiquem atentos a links suspeitos e desconhecidos, produtos com preços extraordinariamente baixos e solicitações de pagamento via PIX ou boleto, especialmente de empresas desconhecidas”.

A equipe de fiscalização do Procon-AM realizou ações da Black Friday em todos os shoppings da capital foram visitados além das lojas de comércio de ruas e centro comerciais espalhados nas quatro zonas de Manaus e 70 virtuais foram fiscalizadas pelo Procon-AM. As principais irregularidades encontradas estão relacionadas à clareza das informações prestadas aos consumidores, incluindo a exposição de preços parcelados em dimensões maiores que o preço à vista, falta de clareza nos descontos informados e ausência de preços em produtos nas lojas físicas.

Cumprindo a determinação do governador Wilson Lima, o Procon-AM reforça seu compromisso em garantir a transparência nas relações de consumo durante a Black Friday, visando proteger os direitos dos consumidores e coibir práticas abusivas no mercado.

Para mais informações, orientações ou denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o Procon-AM através dos canais oficiais de atendimento.

Telefone (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados), site www.procon.am.gov.br ou correio eletrônico: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. Se preferir, pode comparecer ao Procon-AM, localizado na Av. André Araújo 1500, Aleixo.

Fotos: João Pedro/Procon/AM