Procon-AM recebe treinamento da equipe da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

O objetivo é capacitar as equipes e esclarecer dúvidas dos consumidores sobre planos de saúde

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) recebe treinamento sobre planos de saúde por parte da equipe da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o objetivo é disseminar informações sobre planos de saúde e aproximar a reguladora da sociedade.

O projeto intitulado ‘ANS com Você’, que em seu segundo ano de existência, estabelece uma parceria inédita com Procons municipais e estaduais em 12 cidades nas cinco regiões do país, e o Procon-AM é o segundo estado a receber o treinamento.

No primeiro dia do treinamento, realizado na quarta-feira (08/11), as equipes de atendimento, fiscalização e jurídica do Procon-AM, receberam os treinamentos com os técnicos da ANS, que ministraram informações das regras da saúde suplemento, contribuindo, assim, com o melhor serviço no atendimento aos cidadãos que buscarem ajuda para esclarecer dúvidas ou relatar problemas sobres seus planos de saúde. E nesta quinta-feira (09/11), a equipe da ANS e jurídica do Procon-AM recebem um grupo de ‘mães atípicas’ para tirar dúvidas e esclarecer os direitos e deveres dos planos de saúde e dos consumidores segundo a ANS.

Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a capital amazonense é a cidade que concentra o maior número de beneficiários de planos entre as cidades que participarão do evento. Ao todo são 591.125 consumidores sendo 483.973 de planos coletivos empresariais, 59.156 de planos coletivos por adesão e 47.861 de planos individuais, e com inúmeros casos de denúncias dos usuários pelo não cumprimento dos serviços ofertados pelas operadoras aos usuários. “Diante de tantos usuários e números expressivos de denúncias por parte principalmente das ‘mães atípicas’ na cidade de Manaus, o treinamento da ANS é de suma importância para a nossa equipe”, afirma.

Para a diretora de fiscalização da ANS, Eliane Medeiros, o objetivo do projeto ‘ANS e Você’ é estar mais próximo dos usuários de plano de saúde, e como o Amazonas tem um número relevante de usuários de planos e grande estatística de reclamações, segundo os dados enviados pelo Procon-AM para a ANS, ficamos felizes em estar na capital para estreitar laços com os consumidores amazonenses”, afirma.

A usuária de plano de saúde e ‘mãe atípica’, Marta Costa participou da reunião com a equipe jurídica do Procon-AM e equipe técnica da ANS e relata que “Essa parceria do Procon-AM com a ANS é de suma importância para nós ‘mães atípicas’, agradeço a oportunidade de ter participado, agora sabemos as diretrizes de como proceder na realização de denúncias contra o plano de saúde que não cumpre o serviço contratado através da plataforma GOV.COM”, afirma.

A capacitação e os atendimentos estão sendo realizados na sede do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), na Av. André Araújo, 1500 – Aleixo.

O consumidor amazonense pode realizar suas denúncias por meio dos seguintes canais de comunicação: (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados), site www.procon.am.gov.br ou correio eletrônico: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. Se preferir, pode comparecer ao Procon-AM ou aos PACS.

FOTOS: João Pedro/Procon/AM