Servidores do Procon-AM recebem homenagem pelo Dia do Consumidor na Aleam

Evento aconteceu no auditório Ruy Araújo, nesta terça-feira (09/04); só no ano passado, Procon-AM realizou mais de 67, 5 mil atendimentos

Servidores do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) foram homenageados, nesta terça-feira (09/04), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), pelos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos consumidores amazonenses.

De propositura do deputado estadual Mário Cesar Filho (UB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da casa legislativa, a sessão especial foi alusiva ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado no dia 15 de março.

“Os funcionários que atuam no campo da defesa do consumidor são incansáveis nessa luta que é defender o consumidor, ressaltando o objetivo do nosso trabalho, que é resguardar os direitos dos mais vulneráveis”, afirmou o diretor-presidente do Procon-AM, que na oportunidade representou o governador Wilson Lima.

Os servidores homenageados foram os agentes de fiscalização Bruno Uchôa Rebouças, Carla Adão Marques, Pedro Coelho Malta, Saint-Cyr Barbosa e Waldemar Douglas Belota.

A sessão especial foi marcada por momentos de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos consumidores e pelas instituições.

“Que este momento de homenagem e reconhecimento inspire ainda mais dedicação e empenho na defesa dos direitos dos consumidores, fortalecendo as instituições e promovendo relações comerciais mais justas e transparentes em nosso estado”, destacou o deputado Mário César Filho.

O servidor Pedro Coelho Malta, um dos homenageados, reiterou a importância da atuação dos órgãos em favor das pessoas economicamente vulneráveis.

“Essa homenagem é estendida a toda a parte de fiscalização de todos os órgãos que fazem valer esse direito. São ações como essa que enaltecem e dão ânimo para que a gente faça com mais gosto e mais vontade essas fiscalizações”, disse.

Durante o evento, outras instituições que atuam na Defesa do Consumidor, também foram homenageadas pelos serviços prestados como Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Amazonas) e Procon-Manaus.

Atuação do Procon-AM

O Procon-AM tem a missão de desenvolver políticas públicas destinadas a proteger e educar para o consumo consciente, harmonizando as relações por meio de orientação permanente a consumidores e fornecedores, com excelência no atendimento.

Só no ano passado, mais de 67,5 mil atendimentos foram realizados pelo instituto, principalmente em questões envolvendo prestação de serviços (energia, água e telefonia, por exemplo), cobranças indevidas e contratos abusivos.

No mês passado, entre os 11 a 15 de março, a instituição também realizou a 3ª edição do Feirão Limpa Nome, uma iniciativa que visa possibilitar a renegociação de dívidas de água e energia, em parceira com as empresas que fornecem os serviços. Nos cinco dias de ação, mais de 3 mil atendimentos foram registrados.  A maioria dos casos resultou em acordos para a quitação dos débitos de água e energia.

Fotos: João Pedro/Procon-AM